Saiba como resgatar os créditos da nota fiscal paulista

Sabemos que em todo estado ocorre a arrecadação de impostos, onde cada um tem a sua utilidade e os cidadão tem o dever de realizar esse pagamento que traz um beneficio para sociedade através de serviços que a população utiliza, ligado a isso cada estado destituiu um meio de combater a sonegação de impostos dentre esse segmento.

Se você mora em São Paulo ou pelo menos já fez alguma compra dentro do estado, já deve ter escutado sobre o Nota Fiscal Paulista, que passou ser utilizado bastante pela população, mas se ainda não tem conhecimento de como funciona confira a seguir nesse artigo que desenvolvemos para você. Veja agora!

O que é a nota fiscal paulista

A Nota Fiscal Paulista é um programa criado em 2007 pelo governo do Estado de São Paulo para combater a sonegação e aumentar a arrecadação do Estado. A cada compra registrada, o consumidor recebe de volta parte do imposto embutido nas mercadorias. Ele pode receber isso em dinheiro ou como desconto em IPVA.

nota-fiscal-paulista

Além do Nota Fiscal Paulista, existe o Nota Fiscal Paulistana, programa que foi criado pela prefeitura da cidade de São Paulo, onde esse programa realiza a devolução dos valores devolvidos aos cidadãos que serão calculados sobre o Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza. Podendo também promover sorteios mensais de prêmios em dinheiro para os consumidores.

Você deve saber que no programa alguns tipos de serviços não participam são eles:

  • Fornecimento de energia elétrica;
  • Gás canalizado;
  • Serviços de comunicação.

Como obter os créditos

Para que você possa está realizando o acúmulo de créditos no sistema é realizado uma vinculação conforme todas as compras realizadas, onde mesmo antes mesmo de se cadastrar no programa, você já poderá está juntado.

nota-sp

É necessário que o consumidor no momento da compra informe seus dados para que através do sistema você já possa está acumulando pontos, onde são calculados percentuais que não depende do tipo de produto, mas do estabelecimento, conforme o imposto que ele arrecadar no mês.

Indicamos que você fique atento para saber se sua nota fiscal foi registrada, para isso é importante sempre que puder está realizando a conferência através da área “consulta notas/cupons” que fica disponibilizado pelo site da Secretaria da Fazenda. No mesmo lugar você terá acesso ao nome do estabelecimento e o valor da nota.

Como resgatar os créditos da nota paulista

Quando você passa a juntar uma quantidade de créditos junto ao programa, poderá ser realizado uma espécie de resgate desse crédito, podendo ser feito através de meios que o governo disponibiliza para os usuários cadastrados no programa. Esses valores podem chegar até 7% do que é correspondido na sua nota fiscal de compra.

Para que você possa receber esses créditos, participar de sorteios mensais de prêmios e consultar as informações sobre saldo, será necessário que você realize um cadastramento no site da Nota Fiscal Paulista, onde todo esse procedimento você encontrará no próximo tópico.

nfp

Os valores de créditos para resgate iram variar de acordo com as circunstâncias, levando em conta o valor da nota fiscal de compra, os valores das compras de outros consumidores e quanto o estabelecimento recolheu de imposto no mês. A liberação desse valor ocorre duas vezes por ano, nos meses de abril e outubro.

O dinheiro do crédito é passado para o consumidor sendo depositado em conta corrente, a mesma é deverá ser informada no momento em que o usuário solicita o crédito em conta corrente, caso não tenha feito o cadastro, o dinheiro será acumulando estando vinculado ao seu CPF ou CNPJ. O prazo para esse acúmulo é de cinco anos. Se nesse período o usuário não fizer o registro, os créditos serão perdidos.

Como consultar saldo

Para você ter um controle melhor e também poder comparar se está tudo ocorrendo corretamente é importante que guarde as notas fiscais para realizar uma conferência no momento de consultar o saldo online.

Pois caso você verifique que ocorreu de alguma empresa não registrar os créditos, terá o direito de reclamar no site do programa, pois de regra o estabelecimento é obrigado a registrar o documento fiscal no mês seguinte ao da compra, por isso é essencial guardar suas notas.

acesso

A consulta é realizada através do saldo nota fiscal paulista agora localizado no site da secretaria da fazenda, você será informado dos créditos acumulados, mas será preciso que realize um cadastro prévio programa para ter acesso. Confira como realizar esse procedimento cadastral abaixo:

  • Acesse o site: www.nfp.fazenda.sp.gov.br;
  • Clique em Nota Fiscal Paulista;
  • Informe seus dados;
  • Clique em: “Avançar”.

Após esse procedimento, você já pode realizar o seu login para ter acesso a todas as informações sobre o seu saldo e outros serviços relacionados ao programa.