Pagamento do FGTS é feito de acordo com calendário da Caixa

Poucas pessoas sabe como sacar ou a data de pagamento do FGTS, nesse artigo vamos ensinar a você efetuar o seu saque e o que é o FGTS.  Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um fundo originado com o intuito de ajudar os trabalhadores que foram demitidos sem ser justa causa.

Os trabalhadores tem uma conta no FGTS na qual eles recebem quando são demitidos, os empregadores depositam em contas abertas na Caixa Econômica Federal, no início de cada mês e em nome dos pessoal, o valor coincidente a 8% do salário de cada empregado.

O FGTS é feito pelo complemento desses depósitos mensais e os princípios pertencem aos pessoal que emprega, onde é paga um percentual do salário, em casa de demissão pode sacar todo o valor em seu nome. A seguir veja mais informações sobre o que é o FGTS? Leia.

O que é o FGTS?

Com o FGTS, o trabalhador possui a chance de se manter sem o seu trabalho, que pode ser sacado em momentos especiais, como o da compra da casa própria ou do aluguel e em situações de dificuldades, que são capazes de acontecer com a demissão sem justa causa ou em caso de algumas doenças graves.

FGTS

O trabalhador pode usar os recursos do FGTS para a estabelecimento nos casos de compra de imóvel novo ou utilizado, construção, solução ou quitação ou amortização da contratação de financiamento habitacional, móvel.

Dessa maneira, o FGTS tornou-se uma das mais essenciais fontes de financiamento habitacional, beneficiando o indivíduo brasileiro, especialmente o de menor renda, calendário fgts inativo.

A valia dos recursos do Fundo para o progresso do país ultrapassa os vantagens da estabelecimento digna, uma vez que financiam, similarmente, obras de saneamento e infra-estrutura, gerando evoluções na qualidade de vida, ao oferecer água de qualidade, coleta e tratamento do esgoto sanitário.

Quem tem direito ao FGTS?

Quem tem direito ao FGTS, é todos os trabalhadores que são registrados no CLT que firmaram contrato a partir do ano de 05/10/1988, antes dessa data a opção do FGTS era facultativa, por isso é sempre viável que o trabalhador tenha um bom empregador para fazer o seu cadastro.

FGTS

Poucas pessoas sabem mais os trabalhadores rurais também tem direito ao FGTS, os temporários, os intermitentes até mesmo os avulsos tem direito ao programa do Governo. Em alguns casos, estabelece a sua obrigatoriedade enquanto durar o vínculo empregatício, a seguir vamos falar um pouco mais sobre o calendário de pagamento do FGTS.

Calendário de Pagamento do FGTS

O empregador ou o tomador de serviços da empresa na qual trabalhou, faz o depósito na conta vinculada ao FGTS do trabalhador. O depósito pode ser feito até o dia 7 de cada mês, fique sempre atento na data do seu pagamento e se tá tudo certinho com o seu pagamento.

O depósito que o empregador deposita equivale a 8% do valor do salário pago ou devido ao trabalhador, cujo contrato é regido pela CLT. No caso de contratos de menores aprendizes, o percentual é de 2%, o calendário é liberado pela o Governo todo ano, sempre o pagamento é no dia 10 de cada mês e quando o dia 10 cai em uma data não útil, eles antecipam o seu pagamento.

Como sacar o FGTS

No momento em que há anulação de contratação da empresa, cabe ao empregador comunicar o ocorrido à Caixa, por meio do canal eletrônico Conectividade Comunitário, ou, no caso do empregador servidor, por meio do social. Se a anulação contratual se conter em uma das hipóteses de serviço previstas, em até 5 dias benéficos o agente será capaz de comprar seu FGTS.

Você pode até sacar o seu benefício em sua conta vinculada  permitirá apenas um saque de 80% do valor existente na conta cadastrada no seu FGTS, vale ressaltar que você pode depositar o valor do seu benefício em qualquer banco. Depois de ler o nosso artigo falando sobre o FGTS, não esqueça de deixar um comentário falando o que achou do nosso conteúdo inscrito. Boa sorte!