Erro ao inserir CEP e Endereço causam problemas a clientes de e-commerce

O comércio online movimenta milhões de reais em todo o Brasil e a tendência é aumentar ainda mais já que temos muitas pessoas que ainda não compraram online, mas diversos problemas atrapalham o crescimento do ecommerce brasileiro, um deles é o erro ao preencher o CEP e o endereço na hora de finalizar a compra.

Este problema impede que o usuário finalize a compra, trazendo prejuízos também pro lojista. A causa deste problema muitas vezes é a Empresa de Correios e Telégrafos que não atualiza sua API quando efetua uma mudança nos CEPs dos endereços.

– Crescimento do e-commerce no Brasil

consulta cep correios

O comércio eletrônico deve atingir um volume de vendas de R$ 79,9 bilhões em 2019. A estimativa é da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). De acordo com a entidade, caso essa projeção se cumpra, o montante representaria um crescimento de 16% quando comparado com o resultado atingido em 2018 pelas lojas virtuais do País, sendo o maior avanço anual verificado desde 2015.

Segundo a ABComm, o comércio eletrônico deve registar um tíquete médio de R$ 301, com um total de 265 milhões de pedidos efetuados pelos consumidores até o fim deste ano. O número de lojas virtuais deve totalizar 87 mil. As micro e pequenas empresas devem aumentar sua participação no faturamento, atingindo 29%. A participação dos marketplaces no faturamento do setor também deve registrar crescimento em 2019. Segundo a entidade, a fatia deve passar dos atuais 31% verificados em 2018 para 35% ao fim deste ano.

– Como funciona a entrega de produtos

consulta cep correios

A entrega dos produtos é feita por transportadoras ou através dos correios que chegam em várias localidades remotas do país. Com as transportadoras o processo é diferente para cada empresa, por isso vale entrar em contato com cada uma para definir a melhor logística para sua empresa.

Com os Correios, não é necessário a realização de contrato, porém, sem ele o comerciante paga o valor normal de envio, sem descontos, e precisa sempre pagar o valor do frete imediatamente na boca do caixa. Para ter descontos conforme o volume mensal de envio e pagar o valor de envio mensalmente, é importante ressaltar que, assim como para implementar um sistema de cobrança de cartões de crédito em uma loja virtual, o envio de encomendas também se faz necessário obter um contrato entre a loja e a empresa responsável pelo transporte.

Para calcular o frete, os Correios utilizam dois modos de cálculo: a cobrança por peso e a por peso cubado. Este último visa compreender a dimensão das encomendas para que estas comportem nas aeronaves ou caminhões. Geralmente as empresas cobram o que tiver maior pesagem, ou seja, se o peso do produto for maior que o peso cubado, o primeiro é que será precificado.

A empresa, porém, isenta a precificação cubada de encomendas com até 10kg cúbicos, sendo cobrado apenas pelo peso físico. Em caso de um valor acima deste peso, calcula-se o preço de maior valor.

– Erro grave ao preencher os dados

consulta cep correios

Mas, mesmo com a loja virtual toda pronta e bem definida, um erro básico pode acontecer, que é quando o cliente insere o CEP e o endereço e mesmo assim a loja acusa como errado. Neste caso o grande problema pode ser a API dos correios ou da transportadora que não está atualizada ou sincronizada.

A solução para isso é muito simples, basta o lojista entrar em contato com os Correios ou a transportadora para solicitar uma correção e passar para o desenvolvedor da loja efetuar a correção.

– Consultar CEP e Endereço no site dos Correios

Uma solução para verificar se o endereço está correto é efetuar a consulta cep correios diretamente no site, para isso disponibilizamos o passo a passo para você, confira:

consulta cep correios


Passo 01: Acesse o site de busca cep dos Correios;

Passo 02: Informe o Estado;

Passo 03: Informe a localidade (rua);

Passo 04: Informe o tipo de Logradouro (rua, avenida, residencial, fazenda entre outros),

Passo 05: Informe o logradouro;

Passo 06: Clique em buscar.Pronto! Na próxima página você irá visualizar o seu CEP. Anote ele para usar em situações necessárias.


Agora você já sabe qual o principal problema que você pode encontrar no ecommerce e que atrapalha e muito as vendas dos lojistas, prejudicando também o faturamento dos mesmos. Caso você tenha mais dúvidas coloca aqui nos comentários que teremos o prazer de te responder!