Como consultar o valor do licenciamento São Paulo

O CRLV – Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, mais conhecido entre os proprietários de veículos como licenciamento é um documento que o usuário precisa ter em dia para comprovar que o seu veículo está com suas obrigações fiscais com os órgãos competentes.

Por conta disso o seu pagamento é obrigatório e deve ser feito todos os anos. Ou seja, os donos de veículos terrestres precisam precisa estar com os pagamentos atualizados para ter o direito do veículo circular em vias públicas.

No entanto, para garantir este tributo é preciso que o usuário também esteja em dia com o pagamento do IPVA também. Nesse artigo iremos explicar como você pode consultar esse tributo e como pagar o seu Licenciamento. Confira

Detran Licenciamento

Com a chegada de um novo ano, chegam também as preocupações dos paulistas com o pagamento de taxas e impostos, para os motoristas, além do IPVA e seguro DPVAT é preciso ainda realizar o pagamento do Detran Licenciamento 2020 para circular legalmente com o veículo e ter em mãos o documento fiscal atualizado.

Mais uma vez ressaltamos que o pagamento do licenciamento é obrigatório e não possui isenções, ou seja, todos os veículos independente de sua finalidade, categoria ou ano são obrigados a pagar essa taxa.

Como consultar o valor do licenciamento SP

O Licenciamento de São Paulo é um imposto cobrado com o intuito de garantir que o veículo esteja em situações regulares e necessárias para circular nas rodovias terrestres em segurança.

Para que o motorista esteja em dia com o imposto, é necessário que o mesmo realize a contribuição de outras taxas, como o IPVA, por exemplo. É importante lembrar que o contribuinte que deixa de estar em situação regular com a taxa do licenciamento por um período de 10 anos consecutivos, é removido do Cadastro Nacional de Veículos.

Por ser um tributo de responsabilidade do estado, o valor estabelecido para a taxa de licenciamento difere de estado para estado. Ainda assim, no geral, a taxa desse imposto é relativamente menor quando comparamos a outros tributos pagos pelo contribuinte brasileiro.

Se levarmos em consideração o valor do imposto pago nos anos anteriores, podemos arriscar dizer que, para o ano de 2020, o valor da taxa de licenciamento de SP estará em torno de R$100. De qualquer forma, o valor a ser pago nesse imposto será informado ao condutor por via do guia de pagamento que será entrega na residência de cada contribuinte até o dia 20 do mês de pagamento.

Consulta Licenciamento

É de suma importância que o condutor tenha conhecimento dos prazos de pagamento do seu licenciamento. Com estas informações o motorista evita ser pego desprevenido pela fiscalização. Diante disso, a consulta do valor do licenciamento de SP pode ser feita de forma simples pela internet.

O usuário pode efetuar o processo pelo site do SEFAZ SP, ou pela página do Detran/SP. No local ele pode consultar os documentos do seu veículo.

Para consultar o Licenciamento:

  • O contribuinte deve entrar no site da Fazenda;
  • Assim que acessar o site deverá inserir número do RENAVAM e a placa do veículo;
  • Será necessário colocar os caracteres de segurança;
  • Após isso é só clicar em consultar.

Outra opção é fazer a consulta pelo site DETRAN/SP:

  • O contribuinte deve entrar no site do DETRAN/SP;
  • Após acessar o site, ele deverá localizar a opção Licenciamento Anual;
  • Será necessário fazer o cadastro no site (se não tiver);
  • Em seguida é só escolher a opção para emitir o licenciamento.

Pagamento do Licenciamento SP

Assim que o motorista tiver efetuado a consulta e verificado a data de pagamento, poderá quitar a dívida. Com o boleto em mãos, o contribuinte pode efetuar o pagamento através do Renavam pelo internet banking, ou qualquer agência bancária. O pagamento do Licenciamento pode ser realizado nos seguintes bancos:

  • Santander;
  • Casas lotéricas;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Banco do Brasil;
  • Itaú;
  • Bradesco;
  • HSBC;
  • Banco Mercantil do Brasil;
  • Safra;
  • Citibank.

Depois do pagamento o Detran tem o prazo de 7 dias para emitir o certificado de licenciamento e encaminhar a sua residência. Caso você já pagou e está dentro do prazo, basta andar com o comprovante de pagamento em caso de pedido em blitz. Além disso, se passar este período procure o Detran para verificar o ocorrido.


Caso ainda haja algum tipo de dúvida relacionada ao nosso artigo, deixe o seu comentário logo abaixo para que possamos te ajudar sanando a sua dúvida.