Como consultar o valor do DPVAT Minas Gerais

Todo proprietário de carro, moto, onibus e veículos que circulam em vias terrestres deverão realizar o pagamento do DPVAT MG – Seguro Obrigatório contra Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre. O recolhimento desse tributo é anual e a sua contribuição é muito importante para a sociedade. Isso porque o DPVAT oferece cobertura para acidentes que acontecem no trânsito, garantindo um suporte financeiro que pode chegar até o valor de R$ 13,5 mil.

Muita gente não sabe como consultar o saldo do DPVAT MG, para que serve o seguro, quem pode ter acesso (e em quais circunstâncias) ao abono e uma série de outras informações importantes acerca do seguro obrigatório dpvat 2020.

Com o intuito de guiá-los a consultar os débitos e efetuar o pagamento do seguro obrigatório, reunimos dicas muito práticas e fáceis de serem seguidas, que certamente o ajudará a tirar todas as suas dúvidas sobre esse assunto. Saiba mais a seguir:

Como realizar a consulta de débitos?

A consulta de débitos do DPVAT MG é realizada pela internet, através do site da Seguradora Líder e a operação é totalmente segura. O usuário deverá informar algumas informações importantes, como documentos do veículo e documentos pessoais. Por isso, antes de prosseguir, é importante ter em mãos alguns documentos para não errar no momento de consultar os débitos relacionados ao seguro obrigatório.

Confira a seguir o passo a passo que elaboramos com o intuito de facilitar o processo de consulta de débitos do DPVAT:

  • Abra uma nova guia em seu navegador e, na barra de endereços, digite: https://www.seguradoralider.com.br. Espere a página carregar e depois clique no estado de Minas Gerais no mapa do Brasil;
  • Agora, é preciso verificar qual é o tipo de veículo que você deseja realizar a consulta. Lá é possível verificar quais são os procedimentos necessários para realizar a renovação dos veículos de acordo com suas respectivas categorias. Clique na opção que represente a sua situação e espere a página carregar completamente;
  • Na próxima página, será necessário inserir as informações referentes ao veículo que você deseja consultar. As seguintes informações serão necessárias: renavam, número da placa, tipo de documento (no caso, DPVAT MG), ano de exercício e um código de verificação. Insira todas as informações corretamente e clique em continuar.

Feito! Nessa página o contribuinte poderá verificar todos os débitos relacionados ao veículo consultado e ainda imprimir a guia de pagamento.

Agora será necessário pagar o boleto em alguma das agências conveniadas com a instituição seguradora. Confira a seguir como você poderá realizar o pagamento de forma simplificada:

Como efetuar o pagamento?

Para realizar o pagamento do DPVAT MG, o motorista deve imprimir a guia de pagamento no próprio site da seguradora. Todas as operações são seguras e simples de serem realizadas. Saiba mais abaixo:

Abra uma nova aba em seu navegador e, na barra de endereços, o motorista deverá digitar o seguinte endereço na barra de endereços: https://www.seguradoralider.com.br. Clique em IR e espere a página carregar por completo.

Em seguida, aparecerá algumas opções de pagamento. Clique na opção que corresponde a sua situação e espere a página carregar.

Agora será necessário inserir todas as informações sobre o veículo que você deseja consultar. Informações como o número da placa, renavam e o ano de exercício deverão ser informadas nessa etapa. Insira todos os campos com os dados correspondentes e clique em continuar.

Nessa página, o usuário deverá clicar na opção Imprimir o DPVAT MG e ir numa agência do Banco do Brasil, Bradesco ou qualquer instituição financeira conveniada com a Seguradora Líder. Ao chegar na agência, você poderá realizar o pagamento tanto no caixa eletrônico, terminal de autoatendimento ou até mesmo na boca do caixa, com uma atendente.

Estar em dia com o DPVAT MG é muito importante pois o seguro obrigatório tem um papel importante na sociedade. Várias motoristas brasileiros realizam o pagamento do seguro obrigatório sem conhecer todos os benefícios relacionados ao tributo.

Um cuidado que as pessoas devem tomar é com o golpe do DPVAT. Muita gente acabam caindo na mão de vigaristas por pensarem que será possível retirar o dinheiro de uma forma rápida. Isso não é possível. A única forma de resgatar o seguro é através da Seguradora Líder.

No artigo de hoje você viu como consultar o saldo do DPVAT MG, para que serve o seguro obrigatório e uma série de outras informações importantes acerca desse imposto. Caso você tenha alguma dúvida ou queira compartilhar alguma história/experiência, deixe um comentário e participe da conversa.

Caso esse conteúdo tenha sido útil pra você, não esqueça de compartilhar esse artigo nas redes sociais para que esse artigo ajude mais pessoas!