Como consultar o saldo do Bolsa Família

Bolsa Família é um bem-estar social programa do Governo do Brasil , parte do Fome Zero rede de programas de assistência federal. O Bolsa Família fornece ajuda financeira para famílias brasileiras pobres; e se tiverem filhos, as famílias devem garantir que as crianças frequentem a escola e sejam vacinadas . Se eles excederem o total de ausências escolares permitidas, serão retirados do programa e seus fundos serão suspensos.

O programa tenta reduzir a pobreza a curto prazo por meio de transferências diretas de dinheiro e combater a pobreza a longo prazo aumentando capital humano entre os pobres através de transferências condicionadas de renda . Também trabalha para dar educação gratuita a crianças que não podem ir à escola para mostrar a importância da educação.

O programa foi uma peça central da política social do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e tem a reputação de ter desempenhado um papel em sua vitória nas eleições gerais de 2006 . Atualmente, o Bolsa Família é o maior programa de transferência condicionada de renda do mundo, embora o programa mexicano Oportunidades tenha sido o primeiro programa nacional desse tipo.

Objetivo do programa

O programa Bolsa Família foi mencionado como um fator que contribui para a redução da pobreza no Brasil, que caiu 27,7% durante o primeiro mandato no governo Lula. Em 2006, o Centro de Estudos Políticos da Fundação Getúlio Vargas publicou um estudo mostrando que houve uma redução acentuada no número de pessoas em situação de pobreza no Brasil entre 2003 e 2005. Outros fatores incluem uma melhoria na mercado de trabalho e ganhos reais com o salário mínimo .

Cerca de 12 milhões de famílias brasileiras recebem fundos do Bolsa Família, que foi descrito como “o maior programa do gênero no mundo”. Até fevereiro de 2011, 26% da população brasileira estavam cobertos pelo programa.

Programas que empregam vários tipos de transferência condicionada de renda são políticas sociais atualmente empregadas em muitos lugares do mundo para combater e reduzir a pobreza. A curto prazo, o objetivo é mitigar os problemas resultantes da pobreza.

A longo prazo, o objetivo é investir em capital humano e interromper o ciclo trans geracional de pobreza (ou seja, de uma geração para outra). Os programas de transferência condicionada de renda começaram a ganhar força em 1997. Na época, havia apenas três países no mundo com essa experiência: Bangladesh, México e Brasil.

Benefício do programa

Esse dinheiro é dado preferencialmente a uma chefe de família, através dos chamados Cartões de Cidadão, que são enviados por correio à família. Esse cartão funciona como um cartão de débito e é emitido pela Caixa Econômica Federal , um banco de poupança do governo (o segundo maior banco do país). O dinheiro pode ser sacado em mais de 14.000 locais da Caixa, seguindo as datas disponíveis no calendário bolsa família 2020.

Essa prática ajuda a reduzir a corrupção , um longo problema no Brasil, e ajuda a dissociar o recebimento de dinheiro de políticos ou partidos políticos individuais. Os nomes de todas as pessoas inscritas no programa e o valor atribuído a elas podem ser encontrados on-line no Portal da Transparência, o site do programa.

Seu benefício poderá ser consultado através do site da caixa ou você poderá baixar o aplicativo caixa e inserir seu número do NIS e deverá realizar um cadastro bem simples para poder consultar todo mês o seu painel de beneficiário. A outra opção é ligando para o Atendimento Caixa ao Cidadão no 0800 726 02 07, digite 2 e em seguida 2 novamente. Depois digite o seu NIS.

Novidades do programa

Famílias abaixo de um certo nível de renda com pelo menos uma criança de 0 a 6 anos receberão uma remuneração mínima do governo de 70 reais por mês para cada membro da família. O governo disse que o programa, um aumento no já implementado Bolsa Família, beneficiará 18 milhões de pessoas.

O acesso a creches e serviços de saúde também foi ampliado, com mais recursos sendo destinados à nutrição e à construção de 1.500 creches, onde permitiram que as mães trabalhassem, “atacando também o problema da pobreza”. As mudanças no programa são voltadas principalmente para famílias de baixa renda que vivem no norte e nordeste do Brasil, que abriga 78% dos brasileiros que vivem em pobreza absoluta.

Atualmente, o programa Bolsa Família beneficia cerca de 13,4 milhões de famílias que recebem entre 32 e 306 reais por mês, dependendo da renda mensal e do número de filhos com 17 anos ou menos. No ano passado, o governo do Brasil gastou 17,3 bilhões de reais no programa.