Caixa Econômica Federal administra o FGTS junto ao Governo Federal

Aqui em nosso site vamos falar sobre o programa do Governo Federal do FGTS. É a abreviação de Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. O FGTS é uma conta destinada ao trabalhador para ser uma ajuda de dinheiro. Quase, uma poupança. O fundo visa precaver pelo agente em situações complicados, como na demissão sem justa causa.

Na prática, funciona como um fundo sem riscos todo o trabalhador que é cadastrado tem direito ao programa, porém similarmente não deixa de ser uma garantia quando for demitido sem justa causa. Mensalmente, a empresa é obrigada a fiar um valor que represente uma proporção do seu salário. Dessa maneira, quanto mais tempo você ficar na empresa, maior será o seu FGTS.

A seguir em nosso artigo vamos continuar passando nossas informações sobre o assunto do FGTS, esperamos tirar sua dúvida aqui no texto. Continue lendo e tire suas dúvidas sobre o como consultar datas de pagamento e muito mais.

Caixa FGTS

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço cuja a sigla é FGTS foi originado com o intuito de ajudar todos os trabalhadores demitidos sem ser justa causa, mediante a boca de uma conta vinculada ao contratação de trabalho. No início de cada mês, os empregadores depositam em contas abertas na Caixa, em nome dos pessoal, o valor coincidente a 8% do salário de cada empregado.

FGTS

O FGTS é integrado pelo completo desses depósitos mensais e os princípios pertencem aos pessoal que, em algumas situações, são capazes de prescrever do completo depositado em seus nomes, esse benefício pode ser usado para a compra de sua casa própria e pode ser resgatado a qualquer momento, basta você entrar com uma ação na caixa economica e ter em mãos seu financiamento.

É obrigação a caixa liberar essa quantia guardada em sua conta do FGTS, com fins de compra de imóveis. A seguir veja como fazer a consulta do seu extrato de fundo de garantia do tempo de serviço.

Como consultar o Extrato FGTS no site da Caixa

FGTS

Bom, agora vamos mostrar aos trabalhadores como fazer a sua consulta do extrato FGTS no site da caixa, é bem simples. Veja a seguir o passo a passo para fazer a sua consulta.

  • Primeiro acesse o site da caixa, www.caixa.gov.br/extrato-fgts;
  • Agora informe o número do seu NIS;
  • Em seguida, você coloca a sua senha da internet.

Caso não tenha a senha da internet, você tem que ir até o site e fazer seu cadastro FGTS para poder consultar o seu extrato.

Como saber o valor do saque

Antes de tudo você faz em primeiro o tempo que passou na empresa, o calculo é feito em cima do seu salário e tempo de trabalho. Assim você sabe o valor exato que tem em sua conta no FGTS, com isso o valor do saque vai ser em cima dessa equação, tempo mais salário.

O valor do saque você olha na caixa, onde pode sacar o valor total ou transferir o dinheiro para qualquer conta de banco que você tem além da caixa econômica. O mais certo, é você usar esse dinheiro para uma compra de um imóvel ou amortização de algum financiamento, projeto de vida também é uma boa ideia.

Como saber a data de pagamento

Para o você saber o dia da data de pagamento, você tem que consultar o saldo antes. Mas geralmente, a data de pagamento do programa é dia 10 de cada mês, em caso que o dia 10 não seja um dia comercial o programa pode antecipar o seu pagamento.

Você pode fazer o seu saque nos bancos da caixa econômica ou transferir para outras contas de bancos, a seguir você vai ter mais informações onde pode sacar o seu benefício.

Onde realizar o saque

Para você realizar o saque do FGTS, basta ir até o banco da caixa econômica e efetuar o seu saque. Para isso tem que está atento ao seu saldo, se o valor está completo e a data do seu pagamento. Podem sacar na boca do caixa ou por meio de transferência para outro conta de banco de sua preferência.

Agora que você terminou de ler o nosso artigo escrito sobre o programa do Governo Federal FGTS, não esqueça de deixar um comentário a seguir com dicas para melhorar o nosso texto. Obrigado pela leitura, boa sorte!