Veja o que precisa para conseguir uma bolsa de estudos na Alemanha

Quando, após o nono ano, minha decisão de me candidatar a uma universidade da Ivy League foi confirmada, lutei enormemente. Ao lado de Yale, candidatei-me a duas outras universidades americanas, mas elas me rejeitaram. Isso doeu muito, embora eu já fosse aceito em Yale.

No caso de ocorrerem apenas cancelamentos, considerei aplicar ainda em Cambridge e Oxford ou estudar direito na Alemanha. Meu pai é advogado e tenho dois estágios em escritórios de advocacia. Eu provavelmente teria tentado na Escola de Direito Bucerius, em Hamburgo, como ensina o modelo americano.

Eu falava inglês quando era criança, porque morávamos em Londres por causa dos empregos dos meus pais até os cinco anos. Lá eu já estava matriculado em três e aprendi a ler e escrever. Quando eu tinha 13 anos, moramos um ano em Princeton, EUA, onde minha mãe tinha uma bolsa de pesquisa.

De Londres nos mudamos para Munique. Lá eu fui para a Escola Internacional de Starnberg, já que eu já falava inglês. Este ano fiz o International Baccalaureate, uma espécie de diploma internacional do ensino médio.

Além da escola, estive em vários clubes, como o clube de debates, e joguei tênis, futebol e piano regularmente. Para universidades como Yale, não é suficiente estar em tantos clubes quanto possível, você também tem que ter pelo menos uma função executiva lá e ganhar competições.

Quando meus amigos iam ao cinema ou festejavam, muitas vezes eu tinha que dizer não. Com algumas pessoas, eu certamente seria melhores amigos sem a pressão para realizar. No início da fase de candidatura, em janeiro de 2016, eu realmente pensava no assunto todos os dias.

Eu não sei como eu teria lidado com isso se não tivesse funcionado. Em retrospecto, certamente fiz muita pressão. Nunca é uma boa ideia tornar sua auto-imagem dependente de qual universidade você frequenta.

O programa de graduação

Eu solicitei a combinação de ética, política e economia que existe apenas em Yale. Estou interessado na interação dessas três áreas e também na grande parte da filosofia na ética. Perguntas como “Como lidamos com diferentes classes sociais?” Interesse-me. Se eu não gosto disso, ainda posso mudar.

Estudos

Eu posso imaginar trabalhar em uma consultoria de negócios mais tarde. Surpreendentemente, eu sabia cedo em que direção é. Quando eu era mais novo, sempre lia os livros do Mickey Mouse. Dagobert Duck me fascinou mais. Ele era um homem de negócios, sempre negociava ações e começava e vendia empresas – eu não sabia como fazer isso, mas achei emocionante.

Uma alternativa seria fazer algo na UE, pois acho emocionante como isso funciona com a independência de diferentes países e como nos unir em um nível transnacional. Eu também estava muito interessado nas negociações do TTIP com os EUA. Talvez eu acabe como silvicultor, Yale tem uma escola florestal muito boa.

O aplicativo

Existe um site chamado College Confidential, onde todos os superstars falam sobre suas notas. Ter um corte de 1,0 e ser o melhor no teste SAT é padrão nos candidatos da Yale – embora isso não seja um requisito de aplicação. É por isso que você também deve se envolver socialmente e ter fundado o melhor.

Um menino da minha escola fundou “Plant for the planet” na quarta série, uma organização dedicada à mudança climática. Isto é claro, ideal. O meu envolvimento social não está à altura, e minha única fundação é um site para Fifa Coins, que eu corri com meu irmão quando eu tinha 14 anos.

My Scholastic Assessment Test (SAT), que testa a capacidade acadêmica, foi feito três vezes para obter uma boa pontuação. No meu ensaio, comparei a mentalidade de segurança alemã e americana em relação à crise dos refugiados.

A ideia para o tópico veio dos meus primeiros estudos na Ludwig-Maximilians-Universität que fiz durante os meus dias de escola. As entrevistas foram as mais divertidas. Provavelmente porque eu conversei no clube de debates por quatro anos toda quarta-feira e porque foram parceiros de conversa empolgantes: um ex-militar e um banqueiro de investimentos.

A promessa

Minha promessa a Yale veio logo antes do Natal, exatamente às 11 da noite, quando eu estava na casa da minha namorada. Um lindo momento de alegria. Enquanto isso, infelizmente, isso não é mais uma carta, como é conhecido na série de TV americana, mas um e-mail. Então você percebe dentro de um segundo se, é um compromisso ou compromisso.

Acho que não é coincidência que Yale tenha me escolhido porque meu personagem se encaixa bem – é quase como Hogwarts. Yale tem o princípio de “e não ou”, tem uma atmosfera colaborativa, você quer avançar juntos, o que eu gosto. Uma rejeição não deveria, portanto, necessariamente levar pessoalmente – talvez simplesmente não se encaixasse.

Os custos

Só os testes SAT I e SAT II custam cerca de 600 euros. Além disso, há taxas de inscrição de uma média de 100 euros por universidade. Nos EUA, estudar é considerado um investimento que vale a pena ao longo dos anos. Alguns candidatos, portanto, também aceitam um técnico que não apenas os ajuda a se inscrever, mas também os ajuda a serem claros: o que eu quero e que universidade isso me possibilita?